Centro Social e Paroquial
O Centro Social Paroquial de Carnide é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que presta apoio a idosos, nas valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, e a crianças nas valências de Creche, Jardim Infantil e Atividades de Tempos Livres (ATL).
Conheça a história depois das fotos!
História
No ano de 1949 foi fundado o Centro de Assistência Social da Condessa de Carnide. Passados 22 anos, em 1971, o então pároco da altura (Padre António Francisco Marques) pede que seja um projeto de um Centro Social que coordene, promova e oficialize toda a atividade assistencial, cultural, recreativa e de promoção social que a Paróquia vem realizando há anos.
No dia 11 de Julho de 1979, a Comunidade Paroquial de Carnide, através do Padre Manuel Carreira das Neves, solicitou ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa a autorização para a instalação, no terreno anexo à Igreja de S. Lourenço, em Carnide, para a construção dum Centro Dia para a Terceira Idade.
A 4 de Janeiro de 1985, através do pároco Filipe Carreira do Rosário o Centro Social é registado no Centro Regional de Segurança Social de Lisboa como uma entidade jurídica estabelecida com as normas da Igreja Católica, denominada Centro Social Paroquial de Carnide.
No 20 de Julho de 2005 foi assinada a escritura, entre a CML e o Centro Social Paroquial de Carnide representado pelo pároco Jorge Marques, a cedência do direito de superfície de um terreno na Quinta do Bacelo, para a construção de um lar da terceira idade.
Além destes aspetos, o Centro ainda proporciona um apoio educacional, psicológico, espiritual, de reabilitação e de cuidados de saúde primários aos seus utentes. Portanto, o Centro Social Paroquial de Carnide consagra como objetivo fundamental a colaboração «com a Família e a sociedade civil na promoção da pessoa humana, sem qualquer exclusão e numa atitude de profundo respeito pela sua personalidade, num clima de paz, liberdade e responsabilidade, tendo por referência a pessoa de Jesus Cristo»