Eucaristia

"Jesus disse: 'Aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. E como o Pai, que é vivo, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim aquele que comer de mim viverá por mim'. " João 6, 56-57
O que é a Eucaristia?
"A Eucaristia é «fonte e cume de toda a vida cristã» (146). Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa» (147).
«A comunhão de vida com Deus e a unidade do povo de Deus, pelas quais a Igreja é o que é, são significados e realizados pela Eucaristia. Nela se encontra o cume, ao mesmo tempo, da acção pela qual Deus, em Cristo, santifica o mundo, e do culto que no Espírito Santo os homens prestam a Cristo e, por Ele, ao Pai» (148).
Enfim, pela celebração eucarística, unimo-nos desde já à Liturgia do céu e antecipamos a vida eterna, quando «Deus for tudo em todos» (1 Cor 15, 18 ).
Quem pode receber a Eucaristia?
Aquele que tiver sido baptizado:
"A ninguém é permitido participar da Eucaristia, senão aquele que, admitindo como verdadeiros os nossos ensinamentos e tendo sido purificado pelo baptismo para a remissão dos pecados e a regeneração, levar uma vida como Cristo ensinou" (CIC 1355).

Quem estiver livre de pecado mortal:
"Aquele que quiser receber Cristo na Comunhão eucarística deve encontrar-se em estado de graça. Se alguém tiver consciência de ter pecado mortalmente, não deve aproximar-se da Eucaristia sem primeiro ter recebido a absolvição no sacramento da Penitência." (CIC 1415)
Quais são os documentos necessários?
Documento que prove data e lugar do baptismo, como a Cédula de Vida Cristã que pode obter na paróquia de baptismo.
Fontes: https://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p2s2cap1_1210-1419_po.html