Abertura 800 anos da Páscoa de São Francisco de Assis

09-01-2026

No dia 10 de janeiro de 2026, às 10h, terão início, na Basílica de Santa Maria dos Anjos, na Porciúncula, Assis, as celebrações do 800º aniversário do Trânsito de São Francisco de Assis. Esta é a etapa final da jornada iniciada em 2023, que nos trouxe de volta aos últimos anos da vida terrena do Pobrezinho de Assis.

Estarão presentes os Ministros Gerais da Família Franciscana: Pe. Massimo Fusarelli OFM, Pe. Carlos Alberto Trovarelli OFMConv, Pe. Roberto Genuin OFMCap e Tibor Kauser OFS, juntamente com Pe. Amando Trujillo Cano e Irmã Daisy Kalamparamban, respetivamente Ministro Geral da Terceira Ordem Regular (TOR) e Presidente da Conferência Internacional Franciscana de Irmãos e Irmãs da Terceira Ordem Regular. Esta presença conjunta simboliza a riqueza carismática da Família Franciscana em todo o mundo.

Estarão presentes autoridades religiosas e civis locais, incluindo o Monsenhor Domenico Sorrentino, Bispo de Assis-Nocera Umbra-Gualdo Tadino e Foligno, e Valter Stoppini, Presidente da cidade de Assis. Participarão todos num momento de memória da reconciliação entre o bispo e o Podestà de Assis, celebrada por Francisco como uma profecia de paz.Durante a celebração a pintura mais antiga retratando São Francisco de Assis, preservada no Museu da Porciúncula, será exibida na basílica. Esta obra do chamado Mestre de São Francisco (meados do século XIII) retrata o Santo com estigmas claramente visíveis, uma expressão de sua plena e definitiva conformação a Cristo. A imagem foi aparentemente executada numa tábua de madeira usada para acomodar e proteger o corpo de Francisco imediatamente após sua morte, conferindo-lhe não apenas um valor iconográfico, mas também um profundo valor relicário e testemunhal.A Basílica de Santa Maria dos Anjos contém a chamada Capela do Trânsito, o local onde Francisco, à beira da morte, desejou ser colocado a 3 de outubro de 1226.