Mensagem do Frei Sérgio

01-10-2025

Mensagem do Frei Sérgio a toda a comunidade

"Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8)

Caríssimos amigos:

Ao partir para uma nova missão - agora em terras de Vila Real e na missão de guardião do convento e de animador da Pastoral Juvenil e Vocacional - louvo a Deus, que me concedeu a graça de pastorear, durante estes três anos, a paróquia de São Lourenço de Carnide. Louvo o Senhor por tudo o que Ele nos deu neste tempo — a mim e a vós, meus irmãos e minhas irmãs. O que aqui vivemos não foi obra apenas de mãos humanas, mas dom do Espírito Santo, que nos conduziu, fortaleceu e fez crescer como comunidade.

Nestes anos, vimos nascer e consolidar tantas sementes de vida e de fé: os grupos de oração, a Capela de Adoração Perpétua Eucarística, o grupo de intercessão, uma vocação a discernir pelo Diaconado Permanente… e tantas outras realidades que o Senhor foi suscitando no meio de nós. Talvez muito ainda esteja por fazer, mas no coração permanece aquilo que é mais importante: a palavra de Cristo que nos sustenta e o amor com que Ele sempre nos amou e continua a amar.

Gostaria que esta partida não fosse vivida com tristeza, mas como motivo de alegria. Alegria, porque um envio é sempre oportunidade de contemplar o Senhor que chama. O Altíssimo, que me chamou para a vida franciscana quando tinha apenas 18 anos (e já com 16 me tinha chamado ao seminário diocesano) continua hoje a renovar o seu chamamento em mim, e a chamar também em cada um de vós. Chama-nos, todos, a perscrutar o Seu querer, pois só quando correspondemos aos sonhos de Deus é que podemos ser verdadeiramente felizes! Por isso, gostaria de convidar cada um de vós a deixar-se interpelar por Deus: "Senhor, que queres de mim?".

Deus chama as famílias, os casais, os namorados, as crianças, os Jovens… Sobretudo, vós, jovens: deixai-vos interpelar por esta voz! Cristo não deixa de chamar, de convidar, de enviar. Para nos fazer felizes… Não tenhais medo de responder com generosidade: "Eis-me aqui, envia-me!".

(Um segredo: quando o meu Provincial me pediu esta missão, e eu colocava em oração, era esta palavra de Isaías 6 que Deus me dava. Confiram na Bíblia! )

Como diz o ditado, "o primeiro amor nunca se esquece". E assim será convosco. Esta foi a minha primeira paróquia, a minha primeira obediência: tudo novo, tudo novidade!! Acabado de ordenar… E, no entanto, agora tudo se renova novamente: a missão não acaba, apenas continua noutro lugar. O coração leva-vos comigo, porque o amor de Cristo une-nos para sempre.

Dou graças a Deus por tudo. No fundo, só uma coisa importa: fazer sempre a Sua vontade. Faço minhas hoje as palavras da oração de São Francisco de Assis:

"Deus eterno, justo e misericordioso: concede-nos, a nós, miseráveis, que por Ti façamos o que sabemosTu queres e sempre queiramos o que Te apraz."

E recordo também o conselho de Santa Clara: "Nunca te esqueças do teu ponto de partida." Que todos nós saibamos regressar sempre ao nosso verdadeiro início e fundamento: não uma pessoa, ou certas pessoas, mas a Cristo, Senhor da nossa vida.

Com gratidão, afeto e esperança, digo convosco e por vós:

Louvado seja Deus, que nos chama, que nos envia e que sempre caminha connosco!


Frei Sérgio Pinheiro, OFM