Ministros Extraordinários da Comunhão
"O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II, pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs" (At 6, 3).
O Ministro Extraordinário da Comunhão é um(a) leigo(a) a quem é dada autorização, temporária ou permanente, de distribuir a Comunhão aos fiéis.
Actualmente, a Paróquia de S. Lourenço de Carnide tem ao seu serviço quinze Ministros Extraordinários da Comunhão (MECs), que para além de exercerem o serviço de distribuição da Sagrada Comunhão nas Missas da paróquia, também o fazem a idosos e doentes, nos lares ou no domicílio, sempre que se justificar.
Todos os pedidos da Comunhão ao domicílio devem ser dirigidos ao Pároco da Paróquia de Carnide, que fará o respetivo acompanhamento processual e espiritual.
Durante o ano pastoral os Ministros Extraordinários da Comunhão realizam outras actividades, nomeadamente reuniões formativas e de oração, com a presença do Pároco, para além de participarem nas diversas celebrações da comunidade.
"Pois sendo muitos, somos um só pão, formamos um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão" (1 Cor 10, 17).