Reconciliação

«Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão» (3). (CIC 1422)
Quando se deve confessar?
Pelo menos uma vez por ano, na altura da Páscoa, e sempre que se considerar necessitado da graça da reconciliação.
Como fazer uma boa confissão?
O sacramento da Penitência é constituído pelo conjunto de três actos realizados pelo penitente e pela absolvição do sacerdote. Os actos do penitente são: o arrependimento, a confissão ou manifestação dos pecados ao sacerdote e o propósito de cumprir a reparação e as obras de reparação. (CIC 1491)
Para se fazer uma boa confissão, é necessário:
Refletir, fazendo um bom exame de consciência
Arrepender-se com sinceridade pelos pecados
Mostrar o propósito de mudança
Manter um firme propósito de não tornar a pecar
Cumprir a penitência recomendada pelo confessor
Ato de contrição
Meu Deus, porque sois infinitamente bom e Vos amo de todo o meu coração, pesa-me de Vos ter ofendido e, com o auxílio da Vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Peço e espero o perdão das minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia. Ámen
Sacramento da Cura
"O Senhor Jesus Cristo, médico das nossas almas e dos nossos corpos, que perdoou os pecados ao paralítico e lhe restituiu a saúde do corpo (2) quis que a sua Igreja continuasse, com a força do Espírito Santo, a sua obra de cura e de salvação, mesmo para com os seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramente da Penitência e o da Unção dos enfermos." (CIC 1421)
